Casamento: Que cardápio escolher?

Por Agrups.com

100716jrmelo1

Sugestões de cardápios de acordo com o horário e o estilo do seu casamento.

É muito comum, na hora de planejar um casamento, pensar no vestido, decoração, bolo, convidados, Igreja, e, deixar por último as escolha de algo que é fundamental para o sucesso de qualquer evento desse porte: o cardápio. Na hora de escolher o cardápio para a recepção do casamento, é preciso levar em conta dois fatores: o horário do evento e o estilo.

Vale saber que, geralmente, os buffets oferecem as opções de Brunch, Almoço, Jantar, Coquetel, Bolo com Champanhe e Churrasco. Certamente, no entanto, cada uma dessas opções oferece uma grande variedade de pratos e bebidas que podem ser servidos aos convidados.

100716jrmelo2

Uma coisa a se levar em conta, também, e que pode fazer toda a diferença no sucesso da festa é pensar na quantidade de convidados e no tamanho do espaço escolhido, isso porque alguns tipos de serviço exigem que o local possua mesas para todos, outros precisam de lugar para ilhas e aparadores de comidas.

Mas nada de entrar em pânico, vamos mostrar algumas sugestões bem legais de cardápios, selecionados em função do horário e estilo do casamento. Confira:
Brunch

100716jrmelo3

É geralmente usado em casamentos mais informais, já que é usado de dia, uma mistura de almoço e café da manhã, servido entre 10 horas e 11h30, ou seja, é tipo um “café da manhã reforçado”.

100716jrmelo4

Para esse tipo de evento, opte por um local bucólico, em contato com a natureza, com gramados, folhagens e flores, aliás, pode abusar das flores.

100716jrmelo5

Sendo assim, a dica é escolher um buffet que disponha de um espaço externo com jardins, um salão de hotel, um local no campo como sítio ou chácara, espaços reservados em clubes ou até mesmo os jardins de sua residência.

100716jrmelo6

Não precisa ser nada muito rígido, com lugares marcados e nem nada muito formal, por exemplo, as comidas podem ser servidas em ilhas e aparadores.
Almoço

Já casamentos que servem almoço são, geralmente, semiformais, podendo ou não ser precedido de um coquetel e poderá acontecer entre 11 e 14 horas. E os locais podem ser do mesmo tipo que servem café da manhã, o que difere é o tipo de serviço que você vai escolher, podendo ser:

100716jrmelo7

Americano – Mais informal, com os convidados se servindo nas ilhas e comendo em pé, com o prato na mão. Uma dica é escolher um local com cadeiras e pufs para os convidados se acomodarem melhor.

Franco-americano (tradicional) – Já, esse serviço é mais para casamentos tradicionais, com os convidados se servindo nas ilhas do buffet e comendo nas mesas com lugares marcados.

À inglesa – Nesse serviço, os convidados são servidos pelos garçons nas mesas, mas com os pratos já montados pelo serviço de buffet.

100716jrmelo8

À Francesa – E nesse, os convidados são servidos pelo garçom em suas mesas (que estará montada com pratos, talheres e copos), mas eles mesmos montam seus próprios pratos, de acordo com o que for oferecido.
Jantar

100716jrmelo9

Já os noivos que optarem por um jantar, já terão uma festa um pouco mais formal e sofisticada. Geralmente, acontece após as 19 horas, sendo precedido por um coquetel de entrada, que poderá ser servido em uma ante-sala (salão de recepção) ou nas próprias mesas onde os convidados estarão acomodados, aguardando a chegada dos noivos no local.

Para o jantar, o tipo de serviço pode ser um dos sugeridos acima para o almoço (sendo o Americano o menos recomendável) e deve ser escolhido de acordo com o estilo da recepção e do espaço disponível para a recepção.

Os pratos para um jantar de casamento devem ser mais leves e sofisticados.
Coquetel

100716jrmelo10

O coquetel tanto pode anteceder um almoço ou jantar como pode ser servido sozinho, porém, nesse caso, ele é indicado para recepções à tarde ou à noite, com pratos quentes.

100716jrmelo14

É um serviço um pouco mais informal que um jantar, não deixando, porém de ser uma boa forma de recepcionar os convidados, sem falar que é uma boa opção para quem não conta com um espaço suficiente para mesas e cadeiras para todos.
Nesse caso, o serviço Americano é o mais indicado e os Finger-foods estão super em alta, sendo uma variação mais sofisticada dos coqueteis, com menu mais elaborado, composto de mini pratros e wraps especiais.
Bolo com Champagne

E uma opção super interessante, elegante embora mais simples, sendo servida geralmente em casamentos pela manhã e à tarde.
Já, quem deseja uma reunião um pouco mais longa ou à noite, nesses casos, a dica é servir algum acompanhamento como salgadinhos ou canapês sofisticados, além de variações de bebidas como uísque, vinhos e não-alcoólicas, antes do bolo e do champagne.

Vale prestar atenção ao convite, que geralmente diz: “Após a cerimônia, os noivos receberão para um brinde no salão da igreja”. Se a igreja não tiver salão, o local do brinde deve ser próximo.

Lembrando que o champagne é servido a todos os convidados quando os noivos cortam o bolo e brindam com os pais ou logo em seguida.

Uma dica é, já que a recepção é à base de açúcar, deve-se preparar, à parte, doces e bolo diet.
Churrasco

100716jrmelo11

Já quem vai fazer uma festa mais simples e informal, uma boa opção, que costuma agradar muito os convidados, é o churrasco, claro, nada a ver com churrascos de finais de semana…pois é possível, sim, fazer um churrasco com bom gosto e até um certo requinte, para isso, valendo-se de pequenos, mas importantes detalhes.

100716jrmelo12

Para se optar pelo churrasco, o ideal é que a cerimônia aconteça entre o final da manhã e o meio da tarde, sendo uma ótima opção para um casamento no campo, em sítio, chácara, em casa com espaço ao ar livre ou salão de festa grande e descoberto.

100716jrmelo13

Na hora de escolher o tipo de serviço, a dica é optar pelo Franco-Americano, disposto em ilhas espalhadas no local, ou com os pratos sendo servidos diretamente na mesa dos convidados, porém, convém evitar o sistema de rodízio.

E quanto ao cardápio, este pode conter uma boa variedade de petiscos como frios, pães, patês e pastas de diversos sabores, além de carnes tradicionais, saladas, guarnições básicas como arroz, farofa e vinagrete, além de frutas grelhadas. E para beber, a dica é caprichar nos sucos, cervejas, vinhos tintos e drinques tropicais como caipirinhas e coquetéis.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>